Como lidar com um filho maconheiro.

18 02 2010

Por Priscilla Nery (MBPress)

Seu filho chega da escola apático e diz que vai jogar bola com amigos do bairro. Depois de alguns minutos, você percebe que ele esqueceu a mochila em casa.

Rapidamente, você toma a mochila – sem perceber que está aberta – e corre para a porta. Um pacotinho estranho cai, espalhando um cheiro intenso. De repente, você descobre que seu filho carregava maconha na mochila.

Essa pode ser a história de qualquer mãe. A droga não escolhe classe social, cor ou sexo. Todos estão sujeitos a se tornar dependentes, mesmo experimentando uma “erva natural” como a maconha apenas por curiosidade. Mas, qual é atitude certa a tomar diante da situação descrita acima? O que fazer quando a maconha for encontrada no meio das coisas do filho?

“Não adianta ter uma postura agressiva, querer bater no adolescente. Por outro lado, fazer de conta que não viu também não ajuda”, responde Luiz Gonzaga Leite, coordenador do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo.

Ele explica que o melhor caminho é conversar, saber o motivo da busca pela maconha. “A conversa não é tão simples como parece. Normalmente, o jovem vai negar de qualquer jeito que usa drogas, dizendo que o pacote é de um amigo, por exemplo”. Se isso acontecer, os familiares podem observar sinais comuns em quem possui esse vício: mudança dos padrões de comportamento, isolamento, perda da noção de tempo, troca do dia pela noite, irritabilidade, extrema falta (ou aumento) de apetite, sono agitado, olhos avermelhados e necessidade de mais horas de sono.

Quando o adolescente já está num grau alto de dependência em relação à maconha, a conversa é ainda mais importante. Falar de um assunto tão delicado se faz necessário para conhecer a causa do problema antes de tratá-lo. E geralmente essa causa é uma situação que aflige o usuário. “Muitos casos têm como pano de fundo dificuldades e problemas emocionais. Como o adolescente é vulnerável, por ainda não ter sua identidade formada, são comuns as mudanças de humor e a baixa auto-estima. Isso faz o jovem desejar ser bem aceito numa roda de amigos, e ele acaba aceitando qualquer condição”, conta Luiz.

Embora seja uma droga com efeitos mais leves, a maconha expõe o usuário a um risco imenso. “Na maioria das vezes, a pessoa começa a usar pequenas doses de maconha para mascarar os problemas. E encontra ali uma espécie de fuga, longe do contato com a realidade. Mas, com o tempo, aumenta a tolerância de seu organismo e ela sente que precisa de doses maiores e de substâncias mais fortes”, alerta o médico.

Luiz frisa que, na hora de tratar o problema, cada caso merece atenção especial, com direito a opiniões de especialistas. Algumas vezes, a internação pode ser uma boa opção de tratamento, pois ali o usuário fica afastado de influências como o traficante de drogas e os companheiros no uso da droga. “Além disso, a família sofre menos desgaste emocional, já que é difícil que os pais estejam preparados para lidar com um filho dependente”, completa Luiz. Ele lembra que alguns planos de saúde cobrem até 15 dias de internação.

Em outros casos, a família pode ajudar de modo mais presente, mantendo o usuário em casa. “O dependente de drogas costuma ter dificuldades para lidar com limites e frustrações. Por isso, quem for cuidar dele precisa ser firme sem ser duro, e tratá-lo com amor e tato”, ensina o médico. Há opção também de clínicas e hospitais onde o paciente passa o dia e pode voltar para casa à noite.

Apesar dos danos causados pela maconha, alguns pais ainda acreditam que ela é apenas uma erva inofensiva. “Esses pais provavelmente vão se arrepender caso permitam o uso dela”, lamenta Luiz. Isso porque a maconha pode ter um efeito menos agressivo ao corpo, mas ainda assim é uma droga e incita o uso de outras de efeito mais devastador, como a cocaína. “Na maioria das vezes, é um caminho sem volta”, finaliza o médico.

Texto original aqui.

Por onde começar o debate?

Que tal por quem usa:

Para Priscilla Nery

Cara Priscilla
Meu nome é Marilia, sou jornalista e usuária de maconha desde os 16 anos.
Poderia dedicar meu comentário a defender a erva, dizer que ela nunca atrapalhou minha vida social, meu convívio em família, minha vida profissional e etc. mas não acho isso necessário, já que tantas pessoas se manifestaram aqui e demonstraram a hipocresia de sua reportagem.

O que eu quero dizer é que escrevendo matérias como essa você envergonha a classe! Por favor, se informe melhor sobre o assunto antes de escrever sobre ele, dê ouvido aos dois lados, pesquise e tome opiniões de quem realmente sabe o que diz.

Com tantos comentários contrários aos seus argumentos, fica claro a qualidade de seu jornalismo, tido por alguns como “imprensa marrom”, aquela que é tendenciosa e escreve o que é de interesse próprio para seus leitores.

Maconha vicia cerca de 6% dos usuários e enquanto o cigarro e o álcool matam milhões por ano, não há um único relato de alguém que morreu vitima da cannabis.

E não precisa ser nenhum expert pra saber disso, faça uma busca no Google mesmo que você achará essas informações.

Estude, pesquise e se informe antes de fazer uma reportagem. Chega de jornalistas hipócritas e desinformados na imprensa brasileira.

Texto Fraco

O texto é muito fraco, mal redigido. Mas antes de tudo vou me apresentar…

Cheguei aqui através do hempadão. Tenho 23 anos, trabalho desde os 16, sou formado em Webdesign e trabalho na área há mais de 5 anos, coordenando uma equipe de web na empresa onde trabalho.

A maconha é ainda um tabu a ser quebrado entre filhos e pais, e muitos outros conservadores que não conhecem os efeitos da erva e vivem mascarados pelo preconceito que a mídia impõe. Além de ser erroneamente proibida, mas este não é o foco do texto, então vou pular este assunto.

Faço uso da cannabis há cerca de 4 anos. Comecei sim por curiosidade, mas não influenciado por amigos. Minha primeira vez foi sozinho afim de matar minha curiosidade. E, diferente de outras drogas, usuários de cannabis não ficam “fora de si”, doidões ou fora de controle. Pelo contrário, é uma erva relaxante.

Hoje o tabaco e o álcool são as drogas que mais matam no mundo, mas continuam aí, sendo cada vez mais exploradas pela mídia como forma de alívio, fuga do stress. No que estes diferem da maconha? Até hoje não sei!

Não fumo cigarro e parei de ingerir bebida alcóolica há 1 ano. Quando bebia, saia dos bares e baladas quase sem controle, colocava a minha vida e de muitos outros em risco. Desse mal, quero distância.

A maconha é uma forma de relaxamento, medicação, paz. A erva é proibida por uma sociedade hipócrita e que desconhece seus efeitos. Pais e mães que estão lendo esta matéria, acreditem, este não é apenas um comentário de um maconheiro, mas de alguém ciente dos efeitos da cannabis. Chega de hipocresia. Experimentem, estudem, conheçam a erva. Somente após isso vocês terão plena consciencia do caminho a ser tomado. O uso consciente e responsável da cannabis é perfeitamente possível, e este pode ser o caminho para a paz e relaxamento, inevitável nos dias de hoje.

Nesses quatro anos de cannabis, ela nunca me levou ou despertou curiosidade a drogas mais pesadas. A cannabis não é a porta de entrada para cocaína, craque e outras drogas. O sensacionalismo barato ainda não venceu a erva!

Exemplo

Olha , vi varios jovens se manifestando, e gostaria de deixar minha mensagem.
Tenho 50 anos , uso cannbis a 27 anos. Sou casado tenho duas filhas,duas faculdades e uma empresa mto bem sussedida aqui em minha cidade. Gostaria de saber o que esse senhor falaria da cannabis em minha vida?

Comentários retirados da página do artigo.

Informe-se!

Legalize!

Evolua!




Ações

Information

54 responses

26 07 2010
Teixeira

Olha só como são as coisas, tenho 18 anos, desfruto da cannabis ha mais ou menos 2, passei em 4 vestibulares pra medicina em universidades FEDERAIS, isso nunca me atrapalhou em nada. o que me dizem? ^^
Abraços!

15 04 2015
jarbas

Qual a freqüência que você fuma?tem alguma opinião sobre um consumo excessivo?

16 06 2016
Freddy

Eu também uso maconha há uns 10 anos e passei na OAB e em dois concursos públicos. Sou atleta e tenho uma vida perfeitamente normal. Qualquer uso excessivo, de qualquer substância, inclusive de comida, causa desiquilíbrio para o corpo

2 09 2010
ANONIMO

meoo mano eh maconheiro eu nun aguento mais eli

2 12 2010
Fernando

Tenho 17 anos, fumo maconha a 3 anos e não sou viciado, se nao tem erva fico numa boa. Maconha não afeta nada, isso é tudo ignorância de quem não conhece direito. E na minha opinião chamar de droga é uma ofensa, se você é acredita em DEUS vai dizer que ele colocou uma droga na natureza??

Deveriam legalizar a maconha nessa merda desse brasil, com a legalização ia diminuir muito o número de idiotas que experimentam o crack que sim é uma droga altamente perigosa e que ainda tem um efeito sem a minima graça.

Como que em vários países desenvolvidos a maconha é legalizada e nessa merda subdesenvolvida é proibida??

Resposta: Porque o Brasil é um país formado por uma sociedade altamente ignorante que tem preconceito contra tudo e todos.

20 01 2011
Luã

seguinte tenhu 17 anos experimentei meu primeiro baseado a cerca d dois,o povo fala q kem fuma esquece d si mesmo intaum me explica como nunca repiti d ano até hj,tenho um curso de eletricista pelo senai e to cursando d projetista pelo proprio senai e sem fala q namoro faz 1 ano com uma garota q fuma junto comiguh”q dahora”e essa mina ta acabando seu curssoh d ingles e tem um de informatica, mais ai q ta a pergunta c a pessoa esquece dela mesma como é que estamos conquistando tudo isso heim nossas vidas a resposta é.TODAS AS OPINIÕES CONTRARIAS SAUM D UM POVO PRECOCEITUOZO Q ACHAUM Q CONHECEM DO ASSUNTO,FUME UM DEPOIS ME DIGA C ELA É MELHOR OU PIOR Q O ALCOOL,ACHU Q ATÉ JAH SEI A RESPOSTA ESSE PRECONCEITO É TANTO Q NEM,QUANDUH ACABARAUM COM U PLANET HEMP”DIZENDO Q FAZIA APOLOGIA AS DROGAS, MAIS PQ NUM CAÇAM A KELES GRUPOS SERTANEJOS Q SOH CANTAUM MUSICAS D BEBER CAI E LEVANTAR?MEU PRIMO D 6 ANOS CANTA ESSA MERDA I AI ISSUH SERIA ENQUADRADUH COMO APOLOGIA?E MUSICAS D SEXO PQ NUM CENSURA TB UÉ O POV FAZENDO SEXO SEM CAM,IZINHA AUMENTARA A “AIDS” TEM COISAS QUE NAUM TEM EXPLICAÇÃO A VERDADE É C US ESTADOS UNIDOS FAIZ FALA”NAUM PODE FUMA AKI TB NUM PODE””C ELES FALAREM É LEBERADA AKI TB C TORNA U BRASIL KEH C U XEROX D UM PAIS Q NOS V COMO UM POVO Q VIVE NA SELVA E TRAPA A CADA ESQUINA,PQ U GOVERNO NUM PROIBE NOVELAS Q MOSTRAUM GAROTAS COM POUCA ROPA,UÉ U POVO LA D FORA TA VENDO AI VEM UM MONTE D GRINGO BATENDU UMA ATRAS D CRIANÇAS Q NUM TEM NEM UM TERÇO DA ATENÇÃO Q O GOVERNO DA SOBRE O ASSUNTO , proibição da erva. o negocio é seguinte ou libera e os usuarios compram e pagam impostos sobre esse produtos e assim movimentanduh a economia ou vamo continua pegando com caras du cmercio ilegal mais o final da historia é proibida ou naum kem curte sempre fumara.

4 02 2011

ai, quem fala mal, fala o que não sabe…”ah mas a maconha te leva a drogas mais fortes” ah??? cara, cala boca, nao tem nada a ve, a maconha até hj, pelo menos cmg nunca me deu vontade de querer experimentar outras coisas, quando eu fumo, simplesmente fico na paz, curto a vibe, sem problemas, sem briga, sem nada, só o som da paz, e eu concordo na legalize, logico que com uma certa tolerancia, sei la, 2 baseados por pessoa, sei la, algo assim, acho que esse país, já nao tem muito futuro… politicos ignorantes, ladroes e etc… eu fumo a 8 anos, fumo 1 por final de semana, as vezes dou um pega na semana e tals, estou no 3º ano de faculdade, curso Ciência da Computação, tenho 3 DP, isso com matérias que tive dificuldade, não por causa da maconha, mais sim, pq era dificil, e não foi só eu quem bombou, + gente reprovou, e pessoas que nunca viu um bang na vida…. ai povo, legalize…… V

21 02 2011
Fecson da Massa

A ignorância mata muito mais do que a maconha jamais faria.
“Como lidar com um filho maconheiro”?????????????????????
Da mesma forma que se lida com qualquer filho:
Com amor, compreensão e diálogo dá pra levar numa boa.
Agora, uma pergunta muito mais importante carece de resposta bem mais imediata:
Como lidar com essas malas sem alça que querem nos dizer o que é bom ou ruim, nos mostrar o que devemos ou não fazer para sermos felizes???????????????

28 10 2011
robson0x

nada a ver tenho 16 anos fumeçei fuma nos 14 anos e num to viciado aida

preste ateçao na coisa antes de fala ae galera

Legalize! <;

13 07 2012
Carlos

Caramba ainda tem gente defendendo a canabis, meu filho morreu por conta dessa erva, usou durante tres anos e depois passou para drogas mais pesadas, e vcs dizem que nao faz mal !!!!!!!!!!!!!!!

10 08 2012
gilda ilha

concordo em todos os termos com o amigo acima,pois a maconha terminou com a felicidade da minha familia!

31 08 2012
Fernando

Me desculpe a sinceridade, mas foi a maconha que matou seu filho ou drogas mais pesadas? Comecei com o ALCOOL que é legaL! Passei pro tabaco e só dpois conheci a maconha… e a maioria dos meus amigos também foi assim… me desculpa mas acho que seu filho tb começou no alcool… só que provavelmente ele tinha sérios problemas com drogas, que independente de serem ou não legalizadas, deveriam ser protegida de pessoas vulneráveis e não torná-las ainda mais culpadas do que elas já se sentem… hj eu larguei o alcool e o tabaco e uso só a maconha… o que vocÊ me diz? Falta amor no mundo e não castigo…

20 10 2012
lopes elaine

nao vc. é vagabundo mesmo…

17 08 2012
MILTON

RESPONDER QUE , DEPOIS DE LER UM MONTE DE ASNEIRA DE CONSUMIDORES DE MACONHA. VA CHEIRAR GAS DE COZINHA SEUS BABACAS. MACONHEIRO, PINGUÇO SO PODE DEFENDER OQUE USA,

20 10 2012
lopes elaine

todos vcs. nao passam de escremento da humanidade. deixe vcs. se tornarem pais e mais ai vcs. vao conhecer o verdadeiro efeito da inovenciva maconha… bando de maconheiros hipocritas escoria da humanidade É por causa de “pessoas” como vc. que curtem um “barato” que as familias estao destruidas e a sociedade cada vez mais sem noção do que é certo e do que é errado.. do que prejudica e do que é benefico… EU TE DIGO… A MACONHA E O CERNE DE TODOS OS PROBLEMAS DAS FAMILHAS E SOCIEDADE DE inofenciva nao tem nada PROIBIÇÃO sempre DESSA DROGA MALDITA QUE É O PRIMEIRO PASSO DADO POR TODOS OS DROGADOS… MACONHEIROS FDP´…….

14 02 2014
Rodrigo AM

ninguem começa na maconha e sim no alcool, se existem familias destruidas, é tudo culpa do alcool, que é sim o primeiro passo pras outras, nao estou falando q eh certo fumar maconha, mas se o alcool e liberado nao existe motivo pra maconha n ser liberada tbm, ou libera tudo ou proibe tudo porra

15 02 2014
Sheila

Sou contra maconha,pois ela esta destruindo minha familia

16 06 2016
Freddy

Quem estão destruindo as famílias são vocês, que tratam os próprios filhos como “eXcremento da humanidade” ou “hipócritas escoria da humanidade” ou “MACONHEIROS FDP” São para esses os pais que o texto é referente, inclusive reforçando o preconceito.

12 04 2013
Lisboa

Achei interessante a opinião de todas as pessoas, há aquelas que são favoráveis ao uso da maconha e aquelas que não, muitos justificam que o álcool e o tabaco são drogas licitas e que matam mais que a maconha.Mas me pergunto : por quê as pessoas precisam usar drogas lícitas ou ilícitas??, sera que são problemas pessoais, fraqueza de espírito, depressão, diversão, etc., então porque não procurar outros meios de resolver estes problemas, vcs já tentaram autoanalise, meditação (mais antiga que o uso da maconha), prática de esportes, exercícios de respiração, etc.. Pensem bem nos argumentos que usam para justificar os seus problemas e/ou a falta deles, pois buscar soluções artificiais não lhe faz uma pessoas especial, tenha a certeza disso.

14 02 2014
Rodrigo AM

pode ser pro problemas ou nao, as sensaçoes que as pessoas sentem com as drogas elas nao sentem praticando esporte. Ninguem quer ser especial pq fuma maconha, se a pessoa fuma eh porque ela gosta e pq ela se sente bem fumando assim exatamente como uma pessoa que bebe cerveja se sente bebendo. Com ctz existem pessoas que tem problemas e buscam a droga para que possam se recuperar, mas o alcool ta ai legalizado pra isso mesmo, e ja que o alcool ta legalizado pq a maconha que faz muito menos mal nao esta, hipocrisia.

11 06 2013
sheila

eu não sou a favor da maconha,pois ela esta fazendo um estrago na vida do meu irmão de 14 anos ele esta perdendo td amigos bons,o celular novo já foi pra comprar droga ,ah quem disse que não vicia e porque não tem um filho ou um irmão adolecente que usa!!!!

18 08 2014
margarete nascimento

ESSES DROGADOS SAO PESSOAS FRACAS…SEM VISAO, ESTAO NA TREVA E NAO ENXERGAM. AS DROGAS ACABAM SIMMMMM C FAMILIAS. NAO HA NECESSIDADE DE SER DROGADO, P SE CONSEGUIR PAZ, ALEGRIA, RELAXAMENTO NAO É PRECISO SE DROGAR, TENHO DÓ DESSES CRIATURAS FRACAS!

28 08 2013
GLORIA AZEREDO

EU ME CRIEI OUVINDO QUE A MACONHA É RUIM.UM DOS MEUS IRMÃOS MAIS NOVO FUMOU DESDE OS 13.DEPOIS DA MORTE DE MINHA MÃE ELE APELOU PRO CRAK E HOJE VIVE COMO UM MORTO VIVO PELAS RUAS EXPOSTO A TUDO DE MAL.TENHO UM FILHO QUE HOJE TA COM 18.AOS 16 ANOS ELE DEIXOU POSTADO UM DEPOIMENTO NO ANTIGO ORKUT E ME CONTOU QUE HAVIA EXPERIMENTADO NUMA BALADA O CRAK.ENTREI EM DESESPERO CONVERSEI COM ELE E ELE SE DIZIA ARREPENDIDO E QUE SAIR DESSA POIS JA HAVIA VENDIDO NESSA NOITE SEU TENIS NOVO,CELULAR E DINHEIRO PEGO DA CASA DE SEUS AVOS.MAS ELE RECAIU VARIAS VEZES…FICAVA ATE 15 DIAS LIMPO…COMEÇOU A TRABALHAR ESTAVA SE REERGUENDO!DEPOIS RECAIA NOVAMENTE E GASTAVA SEU SALARIO TODO.VOLTAVA PRA CASA ATE SEM CALSAS…LEVEI A TODOS OS LUGARES POSSIVEIS ME INCOMODEI COM PESSOAS POR CAUSA DE SEUS FURTOS.ATE QUE UM DIA DEPOIS DE ELE TER PASSSADO 3 DIAS FORA DE CASA SEM ME DAR NOTICIAS E VOLTAR SEM CALÇADO E COM CALSA EMPRESTADA E SEM O CELULAR QUE HAVIA DADO A ELE UM DIA ANTES.MANDEI-O EMBORA EU DISSE A ELE QUE NÃO QUERIA ALGUEM QUE NÃO QUERIA MUDAR AO MEU LADO EU ESTAVA NO MEU LIMITE…ARRUMEI SUAS COISAS E ELE FOI PRA CASA DE UM AMIGO QUE NÃO TINHA ESSE VICIO.SOFRI MUITO MAS SABIA QUE ERA NESCESSARIO QUE ELE PASSASSE POR MAIS UMA PERCA. DE SUA FAMILIA .PARA ELE ENTENDER QUE A DROGA SÓ TIRAVA AS COISAS DELE E NÃO TRAZIA NADA.DEPOIS DE 15 DIAS LONGE PASSANDO NESCESSIDAES SEM NINGUEM POR PERTO (EU SABIA CADA PASSO DELE)ELE COMEÇOU A TER CONCIÊNCIA DE QUE ELE PODERIA PERDER TUDO POR CAUSA DESSA MALDITA.NESSE TEMPO QUE ELE FICOU LA NÃO FALTOU PESSOAS PARA CONSELHA-LO E ELE HUMILDIMENTE VOLTOU E NUNCA MAIS RECAIU JA FAZ 2 ANOS GRAÇAS A DEUS!MAS HÁ UM ANO NOS MUDAMOS MUDAMOS PARA UMA CIDADE ONDE ELE PASSOU SUA INFANCIA E ESTAVAMOS AFASTADO A 3 ANOS REFEZ AMIZADES ANTIGAS E FEZ NOVAS. MAS ENTRE ESSES AMIGOS HÁ UM QUE FUMA MACONHA E ELE CLARO COMEÇOU A FUMAR TAMBÉM SAEM JUNTOS SEMPRE.A APENAS 4 MESES QUE ESTAVAMOS NO ENDEREÇO NOVO TIVE QUE BUSCA-LO NA DELEGACIA POR ACUSAÇÃO DE ASSALTO A PEDESTRES.O MENINO QUE ESTAVA COM ELE PORTAVA UMA ARMA DE BRINQUEDO ELE NÃO PORTAVA NADA MAS ESTAVAM JUNTOS.COMO ELE ERA MENOR(FALTAVA 2 MESES PARA ELE COMPLETRA 18) SÓ DEU TRABALHOS COMUNITÁRIOS PROS DOIS.MESES DEPOIS MAIS UMA ABORDAGEM POLICIAL NA ELE JA COM 18 E TEVE QUE ASSINAR UM TERMO DE RESPONSABILIDAE POR ESTAR PORTANDO UMA QUANTIDADE DE MACONHA E ESTAR NA COMPANIA UM MENOR NO CASO O AMIGO DELE(16)HOJE ELE NÃO QUER SABER DE TRABALHAR NEM ESTUDAR NÃO ME AJUDA EM NADA EM CASA VIVE FUMANDO NOS CORREDORES DOS PREDIOS,NÃO CUMPRIU A MEDIDA TODA AGORA TA NA MÃO DO JUIZ,ESTA AGRESSIVO,MAL HUMORADO E MANDÃO.CRIEI ELE SÓZINHA O PAI DELE É AUSENTE DESDE QUE ELE TINHA 8 E AGORA VEJO QUE CRIEI UM MONSTRO.NÃO TEM MOTIVAÇÃO PRA NADA SÓ QUER SABER MACONHA.CLARO QUE HOJE ELE NÃO ROUBA NADA NÃO FICA MAIS DE QUE ATÉ AS 23HS NA RUA .SÓ QUE HOJE EU TO DESCONFIADA QUE ELE TA TRAFICANDO ACHEI ANOTAÕES DE POSSIVEIS DIVIDAS DE USUARIOS NAS COISAS DELE.ME PEDIU 100 REAIS DIZENDO QUE TINHA QUE PAGAR UM CARA QUE ELE DEVIA UMA MACONHA QUE ELE FOI BUSCAR PRO CARA QUANDO A PLICIA PEGOU ELES NA ULTIMA VEZ.E EU POR MEDO DO CARA FAZER ALGO CONTRA ELE PAGUEI.EU TO NO MAIOR DESESPERO.POIS NEM QUANDO ELE USOU CRAK ELE FEZ TANTA BESTEIRA.E EU COM MEDO DE QUE SEJE COISA PIOR NÃO SEI COMO AGIR POIS ANTES ELE ERA MENOR E AGORA NÃO É MAIS.QUANDO SE É MENOR EXISTE MUITAS PESSOAS PARA AJUDAR VÁRIOS LUGARES QUE PODEMOS RECORRER.E AGORA PRA ONDE EU VOU…PORIÇO ACHO QUE A MACANHA AINDA É MAIS DESTRUTIVA POIS A PESSOA FICA NO COMODISMO E ACABA SE ENTREGANDO QUANTO AO CRAK FAZEM AS PESSOAS PENSAREM,AGIREM E FAZER ALGO PRA MUDAR,

DE UMA MÃE DESESPERADA…

14 02 2014
Dd

Com todo o respeito do mundo, mas o seu filho ja usou ate crack e vc realmente acha que o problema dele eh a maconha, isso eh problema de criaçao pelo amr de deus, a falta de um pai presente pode causar danos serios como esses, o seu filho parece ser facilmente influenciado por qualquer tipo de companhia.

15 02 2014
Sheila

Desculpa,mais ausencia .nao tem nada ver ,meu irmao tem todo amor do mundo e mesmo assim e um viciado sem limite,

18 08 2014
margarete nascimento

Muito triste sua historia…e esses delinquentes ainda dizem q essa DROGA n faz mal!

29 10 2013
mãe desesperada.

ai senhor meu deus tem misericórdia de nos mães tbm to com um filho usando a maldita.estou muito triste decepcionada não sei o que fazer me da vontade de manda ele sumir de casa da minha vida mais sou mãe gente estou muito triste não tem ninguém da minha família e nem da família do meu marido que usa essa maldita destruidora de famila maldição do inferno foi satanás que inveto todas sã droga no mundo porque ele veio pra matar roubar e destruir agora vem um bando de adolescente dizendo que não são viciado que maconha não e droga que não mata então porque os jovens tão sendo morto por traficante aqui na minha cidade todo dia tem vario jovens de 13 ao 25 anos sendo morto presos por causa da maldita droga inclusive a maconha que na qual acabei de acha essa maldita nas coisa do meu fi

14 02 2014
PENSE

vc usa termos como ‘ai senhor meu deus’, se vc acredita q Deus criou o mundo pode falar que a maconha que eh uma planta natural criada pelo seu Deus eh coisa do Satanas, A MACONHA NAO MATA A CRIMINALIZAÇÃO DELA QUE MATA, POIS SE ELA EH CRIMINALIZADA CONSEQUENTEMENTE EXISTE O TRAFICO DE DROGAS QUE MATA QUE EH ISSO QUE MATA AS PESSOAS NA SUA CIDADE, entao pensa comigo, se a ‘droga’ ja existe, por que nao legalizar, tao vendo todo mundo se matando, vc mesmo ta vendo as pessoas morrerem ai na sua cidade, criança entrando pro trafico, EH ASSIM Q FUNCIONA: MACONHA CRIMINALIZADA > TRAFICO DE DROGAS E MORTES > TRAFICO DE ARMAS E MORTE E ASSIM VAI,ENTAO PORQUE DIABOS SER CONTRA A LEGALIZAÇAO ME DIZ, POR PRECONCEITO OU IGNORANCIA, ABRE SUA MENTE!!!!! FUMA AE E PENSA MELHOR

26 02 2014
Lucimar

Prezados, respeito a opinião de todos e espero que aceitem a minha também. Sou mãe tenho um filho que usa a maldita maconha desde os 12 anos. Hoje ele tem 16 anos. Nunca usou (nem mesmo experimentou outra droga), mas posso lhes dizer que só a maconha tem provocado um efeito devastador na vida dele e da nossa família…!!! Tenho outros filhos que nunca experimentaram a maconha nem outra droga. Nunca precisaram de drogas para relaxar ou serem felizes!!! Este meu filho também não precisava disso….!!! Esta apologia a algo tão devastador tem que acabar!!! Até acredito que a maconha possa não ter prejudicado o usuário (em alguns casos), mas isso NÃO É A REGRA!!! Na sua grande maioria o efeito é terrível na vida da pessoa e, consequentemente, dos que a amam!!! Nota-se no usuário um completo desleixo consigo próprio, falta de interesse por tudo e todos (estudos, esportes, relacionamentos…futuro. É o famoso…”foda-se”, como eles falam), falta de energia, falta de objetivo de vida, apatia…tudo gira em torno da maldita!!! É triste, pois a maconha pode não matar tão rapidamente como outras drogas…mas mata sim aos poucos. Não só porque faz sim mal à saúde (tem inúmeros componentes tóxicos e cancerígenos, assim como o cigarro; afeta sim (comprovadamente) os neurônios e a capacidade cognitiva dos usuários), mas também porque reduz a vida da pessoa uma vez que esta fica limitada em suas possibilidades vivendo restrita e ilusoriamente uma falsa felicidade e sensação de bem estar (que aliás dura poucos minutos e depois exige outras doses para complementar o efeito)….Enfim: Maconha é sim uma DROGA, no sentido amplo da palavra. Ninguém pode negar isso…Podem no máximo dizer que cigarro e álcool também são….é são mesmo!!! Dirigir embriagado ou “maconhado” pode provocar acidentes graves e fatais!!! Por isso, sou a favor de proibir o consumo de todos os tipos de drogas e conscientizar a população de seus efeitos para a sociedade como um todo !!! Se fazem isso com os remédios, que após uma criteriosa avaliação e comprovação dos malefícios à saúde pública, são proibidos e retirados do mercado porque não fazer com as DROGAS também…!!! E aos usuários da maconha que não se prejudicaram com a droga eu peço…”fiquem na de vocês”!!! Não façam propaganda do seu uso!!! O que aparentemente “não” fez tão mal a vocês pode ser devastador para o seu próximo!!! Pensem nisso!!!

18 08 2014
margarete nascimento

concordo c vc Lucimar, e esses drogados q falam bem dessa maldita sao drogados cegos, viciados, fracos, sao pessoas sem Noçao da realidade. Fumam p fugir da realidade, n conseguem enfrentar ps problemas e apelam p falsa felicidade

6 03 2015
Paulo Assis

Parabéns Lucimar,sou totalmente contra qualquer tipo de droga e seu depoimento foi maravilhoso.

15 04 2015
jarbas

Realmente esse comentário final é fundamental p aqueles que defendem o uso da maconha e aqueles que a condenam.cada um reage de uma forma diferente quando experimenta essa erva.eu experimentei passei mal pra caramba e nunca mais tive vontade.meu filho experimentou e parece que vestiu como uma luva,esta consumindo diariamente,diz que adora ficar chapado.e a pergunta agora é porque?que necessidade é essa.o que fazer?se é uma fuga,fugir ate quando?

5 09 2016
Cássia

Tenho um filho com 21 anos de idade. Fuma maconha desde os 12 ou 13 anos.
Teve uma decepção familiar aos 10 anos de idade e mudou radicalmente o comportamento, e atitudes. Muito triste.
Quando completou 18 anos estava próximo da escola que estudava fumando maconha, foi pego em flagrante pela polícia, e foi acusado de “aliciador”de menores, sendo que os menores que estavam com ele, até preso já deviam ter sido. Meu filho tem uma educação maravilhosa, é gentil, educado, frequentava a minha igreja comigo quando criança, depois de adulto, algumas vezes. Agora não quer nem saber de ir pra igreja. Depois que ele foi levado pra delegacia. Teve que assinar um TC, infelizmente. Passei a libera-lo fumar em casa, mas sofro de pensar que ele tem abusado nas doses da canabis, fuma a noite inteira, cigarros mais cigarros, e intercala com maconha, nao dorme, não se alimenta direito. Estou desanimada com isso. Nosso país arrecada bilhões de impostos, e não tem ajuda para esse tipo de situação. Meu Deus tem misericórdia de nós, mães!!!

29 05 2014
Fábia

Faço minha as suas palavras Lucimar,é de profunda sabedoria e sensibilidade.

18 11 2014
cristina

Fico muito triste e decepcionada com as pessoas que insistem em defender uma causa como essa. Como banalizar o uso de uma erva que destrói e limita um ser? Vamos colocar os pés no chão e cair na realidade, não ´e normal usar nada para fugir da realidade, problemas e dificuldades fazem parte da vida de todo ser humano. PAIS sejam firmes e resgatem seus filhos!!! Procurem terapeutas e profissionais especializados para isso.

3 12 2014
Luiz

Estranho as pessoas discutirem sobre o uso da Maconha usando argumentos completamente fora da real problematica. Meu filho começou a usar maconha desde os 16 anos e não parou mais. Era uma pessoa brilhante, talentoso, hiperativo e hoje é um babaca que fica igualzinho aos defensores da droga. Dorme até ao meio dia, fica acordado até a meia noite, joga videogame, só pensa em relaxar e falar da paz no mundo, que as pessoas são preconceituosas etc…ignorantes etc…que eu e minha esposa somos péssimos pais, que a droga não faz mal nenhum e ai vai o corolário…só que ao mesmo tempo não amadurece, não assume a vida, nunca trabalhou, mete o pau nos pais e quer que a gente aceite que ele usa a droga e continuemos a vê-lo se matando. Não dá pra conviver com uma pessoa que acredita que a maconha é benéfica. Droga boa é aquela que você não precisa. É difícil encarar a realidade da vida e aceitar as coisas como são, a maconha ajuda a viver num mundo de fantasia onde você não quer nada a não ser fumar e relaxar. Um tênis velho tá bom, um jeans velho atende, uma camiseta hering branca e os companheiros…os Uruguaios que se preparem vao ter uma geração de retardados em breve, assim como os americanos tiveram, os holandeses tem e nós brasileiros também pq aqui ser maconheiro é cult. Difícil é os maconheiros admitirem que dependem da droga pra viver, que não conseguem ficar sem usar, e que cada vez mais tem que fumar mais, e mais e mais….se nós quiséssemos voltar 500 anos atrás poderíamos liberar o uso mas o Brasil e a sociedade precisa de gente capaz de assumir os destinos de suas vidas e do país, fumando maconha como hoje estão fumando o Brasil não tem futuro e nem nossos filhos.

6 03 2015
Paulo Assis

Vc falou tdo meu caro,DROGA é aquilo k não nos faz falta,mas ainda existe no mundo mtas mentes tacanha,isso é para justificar a suas burrice de ficar fumando essa PORCARIA,meu filho fuma dentro de casa e o pai debiloide consente e outras tras outras NOIAS para fumar e beber,eu me separei dele por causa disso,o filho é realmente um BABACA(Mas cada um morre do jeito k quer)paciencia,tentei tira-lo disso mas o PAI-LHAÇO ficou a favor dele,triste né?mas é a pura verdade.

20 12 2014
João Carlos

Meu filho é maconheiro, tentei ajudar mas já é dependente e não mora comigo, nada é importante, nada é duradouro, não trabalha nem estuda, já tentou 3 vezes a faculdade mas quando ia era só pra se reunir com a galera da maconha que em qualquer lugar que vá, principalmente em faculdades, bares noturnos, casas noturnas, praias e em qualquer lugar tem alguém que ele conhece que fornece ou usa e já se enturma. A família não importa, namoradas não importam, vive pra fumar maconha, dorme até o meio dia e suas relações são basicamente maconheiros. Estou numa situação que não sei mais o que fazer, até psicologa não adiantou, defende a maconha como fosse um bem superior, coisa de DEUS. Ele já tem 23 e fuma desde os 16. Tudo bem se sua vida tivesse evolução mas ele age como se tivesse 12 anos. Penso que se o mundo for formado por pessoas assim o que será o futuro? Não querem fazer nada, não ajudam, não produzem e amam somente a si próprios???? E ai., maconha é bom?
João.

27 12 2014
Alex

não sou a favor da liberação da maconha, mas sim da regulamentação de todas as drogas….os governantes sabem que se regulamentar vai industrializar: a industrialização é o fim do trafico.. ou alguém ja viu traficante de anador ou fluxetina..não né!! é apenas uma questão de inversão de poder..tira se da mão do traficante e passa se para mão do empresário, gera imposto e receita para o próprio paiz….com o dinheiro do imposto se faz os tratamentos nescessario…

27 12 2014
Alex

todo mundo sabe que o trafico é responsavel por todas as desgraças que ocorrem… uma vez que isso já não é mais problema..qual seria a função da policia?…tem muita gente mamando na teta dessa ideia.. por isso dificilmente isso vai ser legalizado, liberado ou regulamentado…

ou seja.. regulamentação= fim do trafico ou pelo menos 80% dele…
pois se tu pode comprar anador ou fluxetina baratinho na farmacia ou até mesmo ganham se nos postos de saude…porque eu compraria de um traficante por um preço maior e ainda correria o risco de comprar coisa de baixa qualidade…

Repito mais uma vez!!!
( REGULAMENTAÇÃO = FIM DO TRAFICO).. INVERSÃO DE PODER JÁ!!!

6 03 2015
Paulo Assis

Também sou a favor A lex,quem sabe com a liberação os maconheiros param?é uma tentativa né?Trando do bolso dos traficante s a coisa pesa mais ou não,estes babacas deixam esses caras ricos e estão rindo dos noias(Só tenho k sentir mta pena)desses viciadinhos.

14 04 2015
eder

Fico muito contente que varios disseram que fumam a 5, 6 ou mais anos e não são dependentes. Uhum, precisam da erva pra enfrentar problemas na vida, ou para serem iguais aos amigos. Tenho um filho que infelizmente fuma desde os 16 ou 17, agora com 22 acha super normal. Me recrimina pois não aceito que fume em casa. Não colabora com nada, não da atenção nem tem preocupação com a familia nem com nada. Era trabalhador, foi dispensado, agora acha que esta de ferias. Todos amigos que aparecem são maconheiros iguais a ele. Para ele se tiver 10,00 pra colocar de gasolina e outros trocados pra compra erva tudo certo. Abandonou a faculdade, não procura emprego, acha que a hora que aparecer ta tudo certo. Mas ate la a vida dele é sair de noite e fumar maconha. Não aceita limites, acha que por que tem 22 anos é senhor de si, não deve explicações, satisfações nem nada a ninguem. Não creio que maconha seja a pior das drogas, mas não podemos dizer que ela não é a porta de entrada. É sim. Da mesma maneira que uns não evoluem, outros passam direto e vão para drogas mais pesadas. Fico triste por pessoas que se dizem instruidas defenderem, baseando se em experiencia propria, do tipo, pra mim não faz mal, então não vai fazer mal pra ninguem. Vamos liberar, Se o cigarro e a bebida tambem matam como dizem, e são liberados, qual o merito em liberar tambem a maconha?? Quando tiverem filhos, espero que não os vejam sucumbindo ao vicio, a paz interior, ao relax, ao foda se, ao to nem ai. Ao falar arrastado, aos olhos vermelhos, a cara de chapado que parecem ter tanto orgulho. Só o tempo dira.

3 02 2017
Renato

Meu filho está desperdiçando a vida dele com essa porcaria. Repetiu de ano três vezes, , está de vagabundagem . Está com um aspecto sujo e deplorável. Tinha um lindo futuro pela frente mas a maconha revelou o que já de pior dentro dele.

23 12 2015
Ramon

A maconha da década de 80 era muito diferente da de hoje, transgênica onde só um dos princípios ativos foi potencializado em 25%….comida é o mais natural que existe no mundo, mas qualquer alimento consumido em excesso faz mal….justificar um erro com outros erros é o cumulo da falta de argumentação (maconha, cigarro e bebida causam mal) e prova de que o vicio já te domina (estagio da negação: não sou viciado, embora use todos os dias)….ninguém aqui falou ser dependente? A maconha não cria dependência? Há vários artigos científicos, documentários falando sobre isso….efeito medicinal? Não é o cigarro de maconha que tem efeito medicinal, mas sim princípios ativos que devem ser isolados previamente para a utilização medicinal…da maconha se faz até tecido (cânhamo) porém não se consegue fazer o tecido com o cigarro….usos diferentes, métodos de uso diferentes……altera sim a noção de tempo e espaço, quem nunca sentiu isso, é porque já estava alterado demais pelo alcoolismo ou outras drogas consumidas junto….e o pior de tudo é quando o cigarrinho do “bem” consegue fazer você abrir mão da família para “relaxar” com uma erva “natural”, pois se seus familiares não aprovam o uso desse inofensivo cigarro, não merecem sua atenção…. (papoula, cocaína, ayauasca e outras não são naturais? também não fazem mal?) Quem usa e não consegue ver o mal que é, precisa de ajuda urgente….quem usa por que quer, sabendo o mal que é , é porque é tão safado como o alcoólatra ou o tabagista….cada um sabe o que é melhor na sua vida, mas não crie falácias sobre uma das maiores doenças sociais da atualidade, tenha hombridade de assumir…sou maconheiro por que quero e sei que terei consequências mais a frente tal qual um alcoólatra ou um tabagista…..há mais um lembrete….o uso constante causa impotência, comprovado cientificamente…Tá na hora de pesquisar em sites científicos sobre a maconha, e não com o seu fornecedor de recreação alternativa (traficante) que precisa do sue dinheiro para bancar as presepadas dele (trafico, roubo, uso, etc…) Ou você acha que a maconha é um produto adequadamente tratado antes de ser fornecido ao consumidor, pois senão já viu né, vai aparecer o nome da boca no reclame aqui, no procon……você na verdade fuma o que ele colocar no meio (estrume de vaca, qualquer porcaria) para fazer render mais a mercadoria…controle de qualidade total com o que você ingere…..

10 03 2016
Farmesi

Bom, comecemos por partes:
Tem gente, com o organismo mais resistente a esta ou aquela droga. Basta ver que certas pessoas que consomem álcool socialmente, não fazem disso uma rotina, um ritual, e vivem assim sem gerar impacto algum em sua vida social, familiar ou profissional. Já, por outro lado, tem aquele individuo mais sensível ao álcool, certamente com alguma trava emocional para ser resolvida, e que faz disso um hábito, continuo, diário, do qual simplesmente não consegui resistir. Devastando toda uma vida e causando constrangimento e sofrimento não só a si mesmo, mas aos que estão próximos dele. Assim é com qualquer outra droga.

Quanto a maconha, posso assegurar que “algumas” pessoas, sempre as mais sensíveis emocionalmente, com organismos mais vulneráveis à ação da cannabis, e principalmente os adolescentes, desenvolvem um conjunto de características facilmente reconhecíveis, porém muitas vezes, por desconhecimento dos pais, confundidas com as fases criticas da adolescência. Esse jovens tornam-se sonolentos, apáticos. Parecem sempra fadigados, sem vontades, desejos (outros que não seja o da própria maconha). Tendem a se afastar dos amigos que não fazem uso da mesma, portanto vivem pelos cantos com amigos maconheiros, com tendencias depressivas. Passam a ter um sono irregular, vão mal nos estudos, perdem a concentração e o interesse pelas coisas. São como pálidos zumbis que parecem ter medo da vida, do futuro e subtraem de si mesmos a oportunidade de desenvolver talentos, conquistar amizades produtivas, e principalmente parecem que perdem a confiança e o amor por si mesmos.

Convivo com alguém assim há quatro anos: Um jovem que a cada dia tenta provar para os outros que a maconha em nada lhe prejudica. Já repetiu de ano no ensino médio, Já foi expulso da escola, e agora na faculdade mal começou o primeiro semestre já acumula dependências em mais de uma matéria. O próximo passo será uma droga mais forte, porque tão logo a maconha não terá a menor graça. A passagem para a viagem até o inferno já foi comprada. Peço a todos aqueles que aqui fazem a apologia da maconha como algo natural e inofensivo, que não se esqueçam das criaturas vulneráveis que ainda estão formando suas identidades: os jovens adolescentes. Nem todos saem tão bem desta. Nem todos chegam na idade adulta tendo uma linda historia para contar.

Estou aqui para apoiar todos os pais e mães que lutam com seus filhos apáticos, completamente seduzidos por algo que lhes dá pouco mais do que uma ilusão. A vida é para os fortes. Para aqueles que lutam de cara limpa, e que sobrevivem para contribuir com este mundo de alguma maneira, tornando-o um pouco melhor.

3 02 2017
Renato

Meu filho está desperdiçando a vida dele com essa porcaria. Repetiu de ano três vezes, , está de vagabundagem . Está com um aspecto sujo e deplorável. Tinha um lindo futuro pela frente mas a maconha revelou o que já de pior dentro dele.

22 08 2016
Anonymos

A maconha pode não fazer mau algum a uma pessoa, mas pode arrasar com uma família de outra. Isto é fato. O usuário faz apologia a maconha e não aceitam nada que se fala das consequências negativas.

1 03 2017
Regiane Pereira

Concordo

3 02 2017
Renato

Meu filho está desperdiçando a vida dele com essa porcaria. Repetiu de ano três vezes, , está de vagabundagem . Está com um aspecto sujo e deplorável. Tinha um lindo futuro pela frente mas a maconha revelou o que já de pior dentro dele.

1 03 2017
Regiane Pereira

‘Odeio a maconha ela eh sim e porta para outras drogas e quem faz o uso dela eh um fraco. … se precisa relaxar va limpar casa fazer sexo dormir ajudar um orfanato um asilo. .. eh óbvio que todo maconheiro vai defender. …

1 03 2017
Regiane Pereira

Apesar dos danos causados pela maconha, alguns pais ainda acreditam que ela é apenas uma erva inofensiva. “Esses pais provavelmente vão se arrepender caso permitam o uso dela”, lamenta Luiz. Isso porque a maconha pode ter um efeito menos agressivo ao corpo, mas ainda assim é uma droga e incita o uso de outras de efeito mais devastador, como a cocaína. “Na maioria das vezes, é um caminho sem volta”,

7 08 2017
Roberto

Cambada de maconheiro, sou policial e comigo não tem essa de ser ou não relaxante. Se eu pego com quantidade acima da permitida levo algemado como traficante. Porque é oque a maioria é. Sejamos a mudança que queremos no país. A maconha é proibida por lei? Entao não consuma. Mas o alcool e o tabaco matam mais e não proibem… mimimi, votem no partido verde e peçam ao seu candidato para inverter essa situação. Esse seria o correto. Enquanto for proibido o uso e venda. Vou continuar prendendo sobre acusação do art. 33.

2 11 2017
Claudia

Boa noite a todos, gostaria de saber se as pessoas que estão se declarando adeptas a maconha e pelo visto bem esclarecidas, se alguma vez dentro de suas casas vivendo com seus pais vcs respeitavam o ponto de vista deles? Porque meu filho tem 16 anos é usuário da erva.Não me respeita quer fuma resposta dentro de cada,fuma no meu portão me coloca em situações constrangedoras..etc.. etc…Só está faltando me agredir, agora me conta aqui isso relaxa? Isso faz bem? pra quem? Para mim que não…fumar maconha não dá o direito de humilhar, desrespeitar, gritar que nem louco só porque tenho que dar alguns limites!!!

5 01 2018
Beto

Fui maconheiro profissional é superei o vício à duras penas logo no início depois de 4 anos. Tinha 17 quando comecei e hoje 50.
Depois de superar ainda brinquei como outras porcarias e posso dizer tudo é legal mais é uma merda!!! O melhor é ficar longe!!!

Deixar mensagem para Regiane Pereira Cancelar resposta